logobrancobranco
YouTube | Parcerias | AIMS | Moodle | Blog | Contactos              PT - EN
fooav

   Como obter uma licença de Oficial de Operações de Voo (OOV)

     O que é o curso de Oficial de Operações de Voo?


A licença de Oficial de Operações de Voo (OOV) permite ao seu titular efectuar o despacho de voos, após a análise de todas as informações operacionais pertinentes para a condução dos mesmos em segurança e a elaboração e apresentação de uma análise operacional (briefing) que deve ser despachada pelo piloto responsável pela operação, assim como efectuar o controlo operacional do voo mediante a vigilância na totalidade das áreas da sua operação, através de métodos de controlo operacional, com capacidade de estabelecer comunicação efectiva com qualquer aeronave, na eventualidade de ser necessário fornecer ao piloto informações relevantes para a condução da operação em segurança.

O curso de formação de Oficiais de Operações de Voo (OOV) é um curso intensivo e tem como objectivo a preparação técnica necessária de candidatos à obtenção da licença de OOV, emitida pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) em harmonia com a Convenção sobre a Aviação Internacional, Documento ICAO (International Civil Aviation Organization) 7192 -NA/857, Parte D -3 e Regulamento (INAC) n.º 840/2010.


     Quais os Objectivos do Curso?


Habilitar os alunos com os conhecimentos teóricos necessários para cumprir com êxito as obrigações inerentes à profissão que irão exercer, e prover-lhes ou reforçar-lhes a formação aeronáutica geral.

Preparação técnica necessária, de candidatos, à obtenção da licença de OOV, emitida pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

Proporcionar a preparação e os conhecimentos de natureza aeronáutica mínimos necessários ao desempenho das futuras funções.

Desenvolver competências de carácter ético-profissional assim como capacidades e comportamentos, necessários ao desempenho das futuras funções.


     O que necessita para iniciar o Curso?


- Tenha completado 21 anos de idade à data de emissão da licença;
- Tenha completado o 12.º ano de escolaridade em área que inclua as disciplinas de Matemática e Física;
- Tenha completado, pelo menos, a escolaridade mínima obrigatória e demonstrado conhecimentos de Matemática e Física.

Nota: Os exames de Matemática e Física podem ser realizados pela AWA (organização de formação, por sua delegação da ANAC).

     Quais as Componentes de Formação?


O curso engloba as seguintes componentes de formação, que se destinam a assegurar o desenvolvimento das competências básicas necessárias ao desempenho das funções de Oficial de Operações de Voo (OOV):

Formação Científico-Tecnológica

- Matemática (caso o Aluno não possua o 12º Ano de Escolaridade);
- Física (caso o Aluno não possua o 12º Ano de Escolaridade).

Formação Aeronáutica

- Legislação Aeronáutica;
- Estruturas e Sistemas de Aeronaves;
- Electricidade;
- Motores;
- Instrumentos de Voo;
- Massa e Centragem;
- Performance;
- Planeamento de Voo;
- Meteorologia;
- Navegação Geral;
- Navegação Rádio;
- Procedimentos Operacionais;
- Princípios de Voo;
- Psicologia;
- Comunicações.

Formação Complementar - Aeronáutica

- Matérias Perigosas;
- Segurança;
- Preparação para Estágio.

     O que é o Estágio?


O requerimento da licença OOV só poderá ser consumado após o final do curso, desde que o candidato tenha aproveitamento nos exames realizados na Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) e tenha concluído um estágio com o mínimo de 90 dias úteis durante o qual tenha efectuado um mínimo, de 120 despachos de voo.

O estágio tem como objectivo o contacto directo dos alunos com as áreas de formação profissional consideradas no curso e a integração no futuro meio profissional.

O estágio é ministrado numa companhia aérea com Certificado de Operações Aéreas (COA) emitido pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), coordenado pelo Director de Cursos, assistido por um Oficial de Operações de Voo (OOV) devidamente licenciado e com a qualificação de monitor.

O estágio apenas será iniciado após o candidato ter demonstrado conhecimentos da língua inglesa mediante aprovação em exame efectuado na AWA – Aeronautical Web Academy e ter tido aprovação em todos os 9 (nove) cadernos de exame na Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

     Qual a Composição do Curso?


CARGA HORÁRIA

De acordo com a regulamentação Nacional e ICAO.

HORÁRIOS

De segunda-feira a sexta-feira - 18:00 ás 21:00

DURAÇÃO

Componente Teórica - 6 meses
Estágio Profissional - 90 dias úteis