SER OOV
4

Como obter uma licença de Oficial de Operações de Voo

Tira um curso de OOV em cerca de 12 meses, e começa a tua carreira de seguida.

Na AWA tens um estágio garantido num dos nossos parceiros.

Queres concorrer a um curso? Precisas de mais informações?

Basta preencheres o formulário no final da página e entraremos em contacto contigo assim que possível.

What is the Flight Operations Officer Course?

Curso mais completo em Portugal, para uma profissão deveras exigente! Cumpre todos os requisitos ICAO, adaptado com as exigências Europeias.

Um oficial de operações de voo auxilia no planeamento de voos, a todos os níveis. O curso oferece toda a preparação técnica para que os nossos alunos obtenham a Licença de Oficial de Operações de Voo. Os OOV providenciam um serviço de acompanhamento de voo e aconselham os pilotos caso as condições ou caminhos se alterem.

Cada turma tem um limite máximo de 12 alunos. Esta é uma medida para manter o nível de qualidade pela qual a escola é conhecida. A AWA fornece ainda um estágio no final do curso.

O que preciso para começar?

Por forma a iniciares o curso de OOV, precisas de cumprir vários requisitos:


– Ter 18 anos cumpridos na data em que a licença é emitida;
– Possuir o 12.º ano de escolaridade em área que inclua as disciplinas de Matemática e Física, ou
– A escolaridade mínima obrigatória e demonstrar conhecimentos de Matemática e Física, após frequência deste módulo na AWA, como pré-curso incluído em todos os cursos OOV desta OF/OOV.


Os OOV formados na AWA desde 2008 desempenham as suas funções nas mais reputadas companhias de aviação nacionais e, alguns, estão em operações de voo em vários países do mundo.
Os nossos colaboradores responsáveis pelo curso OOV possuem, entre outras valências, a licença de OOV e estão preparados para poder ajudar o aluno na formação e integração em contexto de trabalho.


Nota: Os exames de Matemática e Física podem ser realizados pela AWA (organização de formação, por sua delegação da ANAC).

Instrução Teórica

– Matemática (caso o Aluno não possua o 12º Ano de Escolaridade);
– Física (caso o Aluno não possua o 12º Ano de Escolaridade).
– Legislação Aeronáutica;
– Conhecimentos Gerais de Aeronaves;
– Massa e Centragem;
– Performance;
– Planeamento de Voo;
– Meteorologia;
– Navegação Geral;
– Navegação Rádio;
– Procedimentos Operacionais;
– Princípios de Voo;
– Psicologia;
– Comunicações.

Formação Complementar – Aeronáutica

– Dispatch Resource Management;
– Matérias Perigosas;
– Segurança;
– Preparação para Estágio.

O que é o estágio?

O requerimento da licença OOV só poderá ser consumado após o final do curso, desde que o candidato tenha aproveitamento nos exames realizados na Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) e tenha concluído um estágio com o mínimo de 90 dias úteis durante o qual tenha efectuado um mínimo, de 120 despachos de voo.

O estágio tem como objectivo o contacto directo dos alunos com as áreas de formação profissional consideradas no curso e a integração no futuro meio profissional.

O estágio é ministrado numa companhia aérea com Certificado de Operações Aéreas (COA) emitido pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), coordenado pelo Director de Cursos, assistido por um Oficial de Operações de Voo (OOV) devidamente licenciado e com a qualificação de monitor.

O estágio apenas será iniciado após o candidato ter demonstrado conhecimentos da língua inglesa mediante aprovação em exame efectuado na AWA – Aeronautical Web Academy e ter tido aprovação em todos os 9 (nove) cadernos de exame na Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

Composição do Curso

Carga horária

De acordo com a legislação aplicável.

Horários

De segunda a sexta-feira das 18:00 ás 21:00

Duração estimada

7 meses + 90 dias úteis de estágio

Entra em contacto connosco!